ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. Tradução Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira; São Paulo: Martins Fontes, 2001.

AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993.

BARBOSA, Ana Mae. A importância da imagem no ensino da Arte: Diferentes metodologias. São Paulo: Perspectiva. Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.

BRADLEY, Fiona; ALCIDES, Sérgio (Trad.). Surrealismo. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ / Fapesp / Cortez, 2002.

CORRÊA, Ayrton Dutra (org). Ensino de Artes: Múltiplos Olhares. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

DUARTE, João Francisco Jr. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2ª ed. Curitiba: Criar edições, 2003.

DUARTE, Paulo Sérgio. Amílcar de Castro ou a aventura da coerência. In: Ação Educativa da Quinta Bienal do Mercosul 2005. Novos estudos Cebrap. n. 28, p. 152 – 158.

FERRAZ, Marcelo Carvalho (Curador). Catálogo: Diálogos 2002. Exposição: Amilcar de Castro: Tangenciando Amilcar. Porto Alegre: Santander Cultural, 2002.

HERNÀNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

JOLI, Martine. Introdução à analise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.

MORAIS, Frederico. Arte Pública: da praça à telemática. In: A Metrópole e a Arte. São Paulo: Prêmio, 1992.

NAVES, Rodrigo. A forma Difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Editora Ática S. A., 1997.

______. Amilcar de Castro. - 2 ed. rev. ampl. - São Paulo: Cosac & Naify, 1997.

PALLAMIN, Vera Maria. Arte Urbana: São Paulo: Região Central
(1945 - 1998): Obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: AnnaBlume: Fapesp, 2000.

PALMER, Richard E., FERREIRA, Maria Luisa R. (Tradução). Hermenêutica. Texto: A crítica de Gadamer à estética moderna e à consciência histórica. Lisboa: Edições 70, 1989.

PILLAR, Analice Dutra. Inquietações e mudanças no ensino da arte.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Coletânea CCHA – Cultura e Saber, Reflexões sobre a imagem. O olhar e o ensino das artes visuais. V. 1. n. 2. Dez. 1997.

ROTTAVA, Lucia (Org.). Formas e linguagens / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.- Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. – v. 1, n. 1, jan./mar. 2002.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Desconstruir Duchamp: arte na hora da revisão. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2003, 202 p.

SANTANA, José Carlos. O Estado de São Paulo / 9 de maio de 1998 / http://www.pitoresco.com.br/ escultura/ amilcar/entrevista.htm / acesso 12-12-05

Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX / Textos de Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarelli, celso Favaretto, Tadeu Chiarelli e Frederico Morais; apresentação Ricardo Ribenboim – 2. ed. Rev. Ampl. – São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999.

HIRSZMAN, Maria. Disponível em: http://www.estadao.com.br/divirtase/noticias/2002/ nov/ 22/ 156 . htm, Acesso em: 12-12-2005.

DUTRA, Kerlin. Disponível em: http://www.artewebbrasil.com.br/5bienal/entrevista.htm, Acesso em: 12-12-2005.
 
 
  Copyright 2008 - Instituto Amilcar de Castro - Todos os direitos reservados MONDOWEB
 
  01 PÁGINA INICIAL
  02 O ARTISTA
 
 
  03 O INSTITUTO
  04 PROJETOS
  05 EXPOSIÇÕES
  06 PUBLICAÇÕES
  07 IMPRENSA
Alameda Universo, 292
Ville de Montagne
Nova Lima MG 34000-00
+55 (31) 3581-7314